Texto 2 DID TICA DA EDUCA O F SICA ESCOLAR
Maristela da Silva Souza*
Resumo: Este texto visa situar, no contexto escolar, o conhecimento de que trata o âmbito da didática da Educação Física, demonstrando a sua relação com a lógica formal de apreensão do saber. Para a superação desta realidade, em que a Educação Física compromete-se, de maneira dominante, com uma prática de cunho competitiva, apresentamos a lógica dialética como possibilidade de apreensão, no plano do pensamento, do movimento contraditório presente na realidade social e conseqüentemente, presente na organização escolar e no desenvolvimento das práticas corporais.
Palavras-chave: Didática. Lógica. Educação Física.
1 INTRODUÇÃO
Nosso ponto de partida para encaminharmos uma discussão sobre Didática da Educação Física (EF) é a sua inserção no plano da produção do conhecimento científico. Essa posição se justifica por duas razões:
• a EF como área de conhecimento que trata da cultura corporal, produzida no processo histórico pelos sujeitos em movimento, portanto, resultante das manifestações sociais, entre elas, a ciência;
• a importância de entendermos a relação estabelecida entre didática da EF e ciência, consiste em compreender que em um processo de ensino, os aspectos didáticos expressam-se pelas opções científicas e pela maneira como estabelecemos a relação entre o conhecimento e a realidade.
Professora Adjunta do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM). Coord. da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física
Escolar (LEEDEFE/CEFD/UFSM). Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: marissouza@mail.ufsm.br.
*
182 Ensaios
Maristela da Silva Souza
Por esse fato, apreender a produção e o desenvolvimento da didática da EF nos remete a aprender a ciência, compreendendo-a no processo histórico real de sua produção, estritamente relacionado às necessidades que a humanidade vai elaborando para manter, reproduzir
e