Construindo um PPP
O projeto político pedagógico pode ser concebido como a própria organização do trabalho pedagógico escolar. A produção do PPP surge dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. Deste modo, a construção do projeto político pedagógico trata-se um aparelho de luta, é uma maneira de contraposição à divisão do trabalho pedagógico e sua rotinização. Para a elaboração do projeto político pedagógico é necessário pelo menos sete elementos básicos podem ser apontados: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de
trabalho,
a
avaliação.
Finalidades da escola
A escola segue em busca de determinadas finalidades. É importante salientar que os educadores necessitam ter clareza das finalidades de sua escola.
Desta maneira, se faz necessário a reflexão sobre a ação educativa que a escola produz com base nas finalidades (Cultural, Político-social, Humanística e De formação profissional) e nos objetivos que ela estabelece. As finalidades da escola referem-se aos efeitos pretendidos e almejados de forma intencional. Nesse sentido, a escola deve procura alicerce no conceito de autonomia, resaltando a responsabilidade de todos, levando em consideração também as outras camadas da esfera administrativa educacional.
A ideia de autonomia está relacionada à concepção libertadora da educação. Para se tornar autônoma, a escola deve ser independente dos órgãos centrais e intermediários que determinam a política da qual ela não passa de praticante. Ela compõe seu projeto político-pedagógico e tem liberdade para executá-lo e avalia-lo, ao adotar um novo comportamento de liderança, no sentido de refletir sobre as finalidades sociopolíticas e culturais da escola.
Estrutura Organizacional
A escola, de modo geral, se apresenta em dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As