Prática Pedagógica
POLO ANCHIETA
ELIZETE DA SILVA
PRÁTICA PEDAGÓGICA Il
ANCHIETA-ES
2014
PRÁTICA PEDAGÓGICA II - ETAPA 2
A importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento para a construção de uma escola democrática
O marco do Projeto Político Pedagógico (PPP) é a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), promulgada em 1996, criada para regulamentar e ordenar o sistema educacional é composta por 92 artigos que versam sobre os mais diversos temas da educação brasileira. A LDB intensifica a elaboração e autonomia da construção de projetos diferenciados de acordo com as necessidades de cada instituição, assim toda escola tem de elaborar um PPP, a fim de garantir maior autonomia administrativa e pedagógica e atender as demandas locais.
O artigo 12 da LDB diz: "Os estabelecimentos de ensino respeitando as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica". Ou seja, o PPP deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na instituição e qual formação querem para quem ali estuda.
No artigo 14, incisos I e II, retratam a importância dos profissionais da educação e da comunidade escolar na construção do projeto pedagógico da escola. O gestor deve agir de maneira democrática na elaboração desse projeto, integrar a sociedade no ambiente escolar respeitando sempre seu marco referencial, aceitando opiniões do corpo docente e funcionários, com isso pode-se restaurar o senso crítico e participativo de todos.
Planejar e construir um PPP, é ter compromisso com uma educação de qualidade e participativa, é a união entre escola e comunidade, comunidade e escola, pois ambos são indissociáveis. É trilhar um caminho com foco na aprendizagem, participar de opiniões e responder os questionamentos. Uma instituição que se organiza na elaboração e construção do PPP, certamente será uma instituição em busca do