Práticas Pedagógicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
PROGRAMA PLATAFORMA FREIRE
Curso de Pedagogia com Ênfase em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina:
Professora:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RESPEITO À CIDADANIA INFANTIL
Hilda MicarelloAs reflexões a respeito da cidadania infantil tem como base a Constituição de 1988, a LDB de 1996 e as Diretrizes Curriculares Nacionais, trazer à tona assuntos relevantes sobre esses “cidadãos de pouca idade” como qualificação da autora é um passo importante para o desenvolvimento de melhorias no âmbito educacional.
Ora, atualmente “as crianças são reconhecidas como sujeitos sociais, históricos, produtos e produtoras de cultura”, afirma Micarello (2003, p.23), e possuem documentos legais próprios que regulam a educação infantil no Brasil.
O conhecimento dos direitos das crianças, não é garantia da prática dos mesmos, a autora levanta uma discussão que trata sobre a garantia da cidadania, a execução de um serviço de qualidade, e aplicação da lei para todos. Traz como exemplo para problematização a matrícula da criança em creches e pré-escolas a partir dos 4 anos de idade. Essa é uma realidade visível para todos os grupos sociais? Sabe-se os benefícios de uma educação infantil de qualidade e a expansão a todos os âmbitos da vida dessa criança que usufrui desse serviço. Quem garante a execução dos direitos da criança? Há viabilidade para que a lei saia do papel?
Contemporaneamente, a criança adquire o seu lugar na sociedade, deixando de ser segregada dos adultos como era no passado. Houve uma mudança significativa na percepção da criança e os direitos que lhe são garantidos deram visibilidade, “ a invenção da criança” concebe a criança e seu papel na sociedade, enquanto objeto de uma educação cuja finalidade é a preparação para a vida adulta.
O aprendizado pelo contato direto entre crianças e adultos, em suas atividades cotidianas de trabalho e lazer, em relações diretas e