praticas pedagogicas
Senac/Concórdia, SC.
Valdete Jane Cordeiro*
Resumo
Este estudo trata de investigação relacionada às percepções dos docentes da educação profissionalizante na prática pedagógica, enfatizando o curso técnico em enfermagem do Senac Concórdia, SC. A prática pedagógica constitui oportunidade de aperfeiçoamento. Os dados coletados por questionário abordam o perfil profissional, competências requeridas para o desenvolvimento docente e opiniões sobre educação continuada e necessidades docentes para educação profissionalizante. Os resultados sugerem que as práticas pedagógicas utilizadas possuem embasamento técnico, sustentado pelo desenvolvimento de competências profissionais individuais. Conclui-se que os professores, como os profissionais formados por eles, necessitam atualizar seus conhecimentos de forma constante, contribuindo na ampliação de suas capacidades à sua prática.
Palavras-chave: Educação profissional; Práticas pedagógicas; Percepção dos professores; Senac; Santa Catarina.
introdução
Este estudo trata de uma investigação relacionada às percepções dos docentes da educação profissionalizante, sobre suas práticas pedagógicas, com ênfase no curso técnico em enfermagem ministrado pela instituição Senac de Concórdia, SC.
A prática pedagógica aqui investigada se constitui num momento pelo qual os professores têm a oportunidade de se aperfeiçoar continuamente por meio da seleção dos fatores que contribuem para a resolução dos problemas advindos da realidade escolar e de ordem, não menor, que o social. Produz-se, assim, a ideia de que todo trabalho pedagógico se fundamenta em pressupostos de natureza filosófica. O professor torna evidente sua visão de mundo assumindo postura mais tradicional ou mais libertadora no desenvolvimento da prática adotada em sala de aula.
O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica realizada por