hóquei na grama
O hóquei na grama surgiu no Egito por volta de 2000 a. C.
A primeira referência na Inglaterra aparece em 1775, com os vitrais das catedrais de Canterbury de Gloucester. Na Inglaterra também surgiu a palavra hóquei em 1527, e no começo do século XIX, o esporte passou a ser obrigatório nos colégios ingleses. Em 1851 surgiu o primeiro clube e em 1852 surgiram as primeiras regras.
O hóquei estreou nos Jogos Olímpicos de Londres em 1908 como esporte de exibição, onde só os homens podiam pratica-lo, só nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928, o esporte passou a valer para o quadro de medalhas, a Índia foi a primeira campeã olímpica.
O hóquei na grama chegou ao Brasil em 19880 com imigrantes ingleses e alemães. Em 1998 a seleção brasileira disputou o seu primeiro torneio oficial, que foi o sul-americano realizado no Chile.
O campo de hóquei me 91x55 metros e a sua partida tem dois tempos de 35 minutos. Os jogadores usam um taco feito de fibra de carbono e fibra de vidro e a bola é feita com plástico e cortiça e tem o diâmetro de três centímetros. Cada equipe conta com 11 jogadores incluindo o goleiro, que defende um gol de 2,14 metros de altura por 3,66 metros de largura. O objetivo é marcar o maior número de gols.
O nosso país, Brasil, não tem muita tradição no hóquei de grama e por isso não tem jogadores que se destacam mundialmente, mas países como Argentina, Austrália, Alemanha, Holanda e Índia se destacam no cenário do hóquei mundial.
Um jogador de hóquei na grama precisa ter um excelente condicionamento físico por terem que correr muito, usarem sua força para rebater a bola e também por darem sprints repetidos. Se analisarmos a frequência cardíaca dos jogadores, eles trabalham em níveis elevados de FCmax, pois fazem movimentos de alta intensidade.
Na despedida de sua capitã, Leonas perdem para Holanda e ficam sem sonhado ouro olímpico.
O jogo era a despedida de Luciana Aymar, 35 anos, a grande estrela e capitã da Argentina.