hóquei no gelo
Esporte coletivo mais tradicional dos Jogos de Inverno, o hóquei no gelo também já fez parte do programa dos Jogos de Verão. Em 1920, a modalidade foi disputada na Antuérpia, e terminou com a vitória do Canadá. Estados Unidos e Tchecoslováquia também subiram ao pódio.
A origem do esporte não é muito clara. Uma das teorias indica que o hóquei é derivado do lacrosse, esporte tipicamente norte-americano. Mas a versão mais aceita é que o hóquei no gelo nada mais é do que a adaptação para o inverno do hóquei na grama, praticado na Europa há 500 anos.
O primeiro jogo de hóquei foi disputado em 1875, na cidade de Montréal, no Canadá, entre dois times da Universidade McGill (responsável pelas primeiras regras do esporte). A Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) nasceu em 1908, em Paris, e dois anos depois foi disputado o primeiro campeonato oficial.
A Liga Norte-Americana de Hóquei (NHL) foi criada em 1917 e contou com apenas seis times até 1967, quando se profissionalizou e passou a organizar o mais importante -e rentável- campeonato do mundo.
Nos Jogos Olímpicos, depois da presença na Antuérpia, o hóquei no gelo foi incluído no programa da 1ª Olimpíada de Inverno. Em 1998, na cidade de Nagano, foi a vez das mulheres estrearem na modalidade.
As equipes são formadas por seis jogadores (um goleiro, dois defensores e três atacantes). O jogo é dividido em três tempos de 20 minutos, e os atletas só podem atuar no ataque com o disco ao lado ou atrás dos pés -nunca à frente
O hóquei no gelo, ou hóquei sobre o gelo, é um esporte jogado entre dois times - onde todos os jogadores e juízes calçam patins - sobre o gelo. Os jogadores patinam no gelo e usam tacos (sticks) para movimentar um disco. O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado no gol do oponente, quando acontece um gol. Um gol equivale a um ponto. O time com o maior número de pontos no final vence a partida. O hóquei no gelo é um dos esportes mais rápidos do mundo -