Pesquisa quantitativa e qualitativa
A pesquisa científica quanto à abordagem é classificada em qualitativa e quantitativa.
Neste item procuraremos fazer a distinção desses dois tipos de pesquisa. De acordo com a literatura, a pesquisa qualitativa é multimetodológica e está sempre se preocupando com a qualidade, ou seja, com os significados e valores.
A imprevisibilidade caracteriza o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, já que seus aspectos não podem ser quantificados. Neste tipo de pesquisa, as informações obtidas não são comprovadas e os pesquisadores envolvidos apresentam conhecimentos parciais e limitados. A pesquisa qualitativa é, então, criticada pelo empirismo, subjetividade e intuição do pesquisador. É considerado um método indutivo de pesquisa.
Já considerando a pesquisa quantitativa, podemos dizer que ela leva em consideração a objetividade, ou seja, seus resultados podem ser quantificados por meio da análise dos dados e a utilização de ferramentas estatísticas.
Diferenças quanto à amostra
Considerando a pesquisa que utiliza a abordagem qualitativa, os seus resultados não são projetados para a população, já que utilizam normalmente amostras pequenas. Já na pesquisa quantitativa, por utilizarem amostras representativas da população, projetam seus resultados para a população.
Diferenças quanto à entrevista
Quanto às entrevistas, a principal diferença entre as pesquisas qualitativas e quantitativas está relacionada à forma como são conduzidas. Na pesquisa qualitativa as entrevistas são geralmente discussões em grupo, ou seja, um bate papo em que são gravados os depoimentos do grupo entrevistado. Podem ocorrer também entrevistas pré-agendadas, as chamadas entrevistas em profundidade, em que ocorre privacidade, ou seja, cada entrevistado é ouvido individualmente. Porém, na pesquisa qualitativa não há nenhum critério pré-definido quanto à escolha dos entrevistados. Já na pesquisa quantitativa isso não ocorre. Os pesquisadores selecionam