O que e pesquisa qualitativa e quantitativa?
“Entendemos por pesquisa a atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação” (DESLANDES et. al., 1994, p. 17).
A partir dessa consideração, podemos entender a relevância da pesquisa científica para as transformações sociais. Ao mesmo tempo, podemos também focalizar o caráter de não neutralidade do ensino, colocando em evidência as escolhas que nós professores fazemos, pois o processo educativo tem impacto direto na vida das pessoas e nas possibilidades de movimentação social. Nesse sentido, se pretendemos nos dedicar ao estudo sério e comprometido em torno dos desafios que encontramos nas escolas, podemos buscar suas respostas por meio dos métodos oferecidos pela pesquisa científica.
Atualmente, as ciências vêm se acercando da realidade humana e social, por meio de duas abordagens básicas: a quantitativa e a qualitativa. A diferença fundamental entre ambas reside na natureza dos dados aos quais recorre. Enquanto a abordagem quantitativa usa os recursos da linguagem matemática para apreender fatos e aspectos visíveis e concretos, a abordagem qualitativa busca aprofundar-se nos significados dos fenômenos humanos, nem sempre reveláveis e mensuráveis de maneira objetiva.
Durante muito tempo, a abordagem quantitativa esteve relacionada à perspectiva