Comunicação no processo de negociação
A comunicação é fundamental para o processo de negociação pois torna a administração efetiva. Ela pode ser formal ou informal, verbal ou não verbal, ascendente ou descendente, horizontal e envolver duas ou mais pessoas.
O processo de comunicação envolve quatro aspectos básicos: alvo(propósito da comunicação), método (como será feita a comunicação em cada caso), estrutura (fundamental para o sucesso na comunicação) e feedback (assegurar que a mensagem foi bem compreendida).
Os elementos que compõem um processo de comunicação são: transmissor (manda a mensagem através de um canal, utilizando algum tipo de comunicação), receptor (recebe a mensagem transmitida, enviada a um receptor), mensagem (é a formulação de uma ideia para ser enviada a um receptor), canal (é o veiculo utilizado para transmitir uma mensagem) e feedback (resposta a comunicação de um transmissor).
Pode –se ter dois tipos de barreiras à comunicação: Individuais (questões interpessoais, escolha do canal adequado, questões semânticas), Organizacionais (diferença de status e poder, necessidades e objetivos diferentes, rede de comunicação).
Para se ter uma boa comunicação é importante conhecer bem os próprios objetivos, conhecer o outro lado, pensar antes de falar, utilizar-se de questões, ser um ouvinte ativo e inversão dos papeis.
As vantagens de se ter uma boa comunicação durante o processo de negociação é que este processo se tornara mais rápido e fácil e a desvantagem é exatamente o contrario, o processo será lento, dificil e cheio de situações complicadas.
Abaixo um quadro com as variações de