A Métrica de Use Case Points (UCP)
“A Métrica de Use Case Points (UCP)”
MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)
Métricas de Software
Prof. Luiz Francisco Contri
Data de Entrega: 9 de Março de 2014
Índice
1. Introdução............................................................................................ 3
2. Conceitos da Métrica Use Case Points – UCP.................................... 4
3. Comparação da Métrica UCP x FPA ................................................... 8
4. Conclusão........................................................................................... 12
1. Introdução
Da mesma forma que estimamos o tamanho de uma casa, a distancia percorrida numa corrida, não podia ser diferente para área de software, enquanto na construção de uma casa é usado metros quadrados e na corrida quilômetros por hora, em software temos varias unidades de medidas, uma bastante utilizada é a medida por horas, infelizmente [SOUZA, 2012].
Por muito tempo se utilizou como medida a quantidade de linhas de código-fonte (SLOC, Souce Lines of Codes). Por medir literalmente o volume de código-fonte do software, a medida SLOC é considerada uma medida física do tamanho do software. Há varias formas de contagem de SLOC, uma forma é considerar às linhas de código propriamente ditas, outra forma voltada às declarações e comandos de programação contidos em unidade de software [AGUIAR, 2003].
SLOC acaba sendo útil em muitos contextos, mas têm suas limitações, que levaram a criação de outras medidas, essas novas medidas procuram medir funcionalidades disponibilizada pelo software, e não o tamanho físico, por isso essas medidas tem a definição de medidas funcionais [AGUIAR, 2003].
Utilizar horas como medida é ruim, pois não se tem ideia do tamanho do produto, apenas o volume de esforço do trabalho. Imagine agora