Commedia Dell'Arte
Surgiu na Itália no século XVI e logo impôs seus tipos, seus “gêneros de papéis” e trajes fixos, específicos de certos personagens como o Arlequim, a Colombina e o Pierrô.
A improvisação era utilizada por esses atores admiráveis que cantavam, dançavam e faziam acrobacias em praças, ruas ou palácios, brincando com a fantasia das pessoas sem preocupar-se com a continuidade dos fatos.
Esse tipo de teatro tem sempre os mesmos personagens que, ao tratar de assuntos amorosos, provocam muito riso com o desenrolar de histórias confusas e cheias de fofocas, mentiras e intrigas.
GÊNEROS TEATRAIS
COMÉDIA
Peça divertida que critica através de caricaturas, os defeitos das pessoas. A comédia tem uma história bem longa. Nascida na Grécia Antiga, desaparece logo em seguida para ressurgir somente na Europa no século XVI. Na Idade Média representavam-se as farsas, que não eram comédias, na verdade.
TRAGÉDIA
Gênero teatral cujos episódios violentos ou sangrentos suscitam em duplo sentimento: de terror e de piedade. A origem da tragédia se perde na obscuridade do tempo. Eram estreitamente ligadas à religião e ao deus do vinho, Dionísio, que mistura o real com o imaginário. O século XVII foi o apogeu da tragédia clássica.
DRAMA
Pode ser "qualquer narrativa no âmbito da prosa literária em que haja conflito ou atrito", podendo ser conto, novela, romance etc., ou mesmo toda a arte dramática. O termo é também encontrado no cinema, na televisão, no rádio, significando um texto ficcional, peça teatral ou filme de caráter "sério", não cômico, que apresenta um desenvolvimento de fatos e circunstâncias compatíveis com os da vida real.
Na vida cotidiana um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento, dor.
MÍMICA
Conjunto de expressões fisionômica com função paraverbal (comunicação de um sentimento ou sensação). Na escola a mímica engloba os gestos e os