Manifestações nordestinas e Commedia Dell'Arte
- Mamulengo: teatro de bonecos, expressando o dia-a-dia do povo da região, baseia-se na improvisação livre do ator (mamulengueiro).
- Bumba-meu-boi ou Boi-bumbá: com personagens humanos ou animais fantásticos, a história gira em torno da morte e ressurreição do boi, demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. O capitão é o comandante do espetáculo, o enamorados apresentam os animais, cantam e dançam e personagens femininos são representados por homens travestidos.
Commedia Dell’Arte:
Feitas nas ruas e praças com predominância do cômico, utilização de máscaras (sem expressividade própria, cabendo aos atores dar-lhes vida por meio de suas performances) e fantasias, atores experientes, improvisada, com cantos, danças e acrobacias. As companhias eram formadas por integrantes das camadas mais pobres da sociedade que ficavam responsáveis pelos roteiros e repertórios. Os comediantes geralmente trabalhavam a vida toda em um mesmo personagem. Concertatore, equivalente do diretor do teatro moderno.
- Grupo dos ricos:
* Pantaleão: personagem rico mais representado, era o velho e ciumento pai, o marido traído, o avarento.
* Dottore: caricaturado como falso portador do saber no campo das letras, das ciências e das leis e se empenha-se nas citações em latim. Torna-se o aliado natural de Pantaleão.
* Capitano: soldado fanfarrão(que se acha o tal), mentiroso, preguiçoso. Uma sátira ao poder militar e a ocupação da Itália pelos espanhóis , caracterizando-se pelo sotaque espanhol. Conquistador de mulheres e constantemente rejeitado por elas.
Commedia Erudita: escritas e apresentadas dentro de casa por atores inexperientes e desmascarados.
- Grupo dos pobres/ Zanni:
* Briguella: oposto do arlequim, personagem mais conhecido, era ingênuo, tolo, atrapalhado mas também era o mais esperto, o mais astuto, aquele que inventava as trapaças e conduzia as artimanhas. Ágil no corpo e nas ideias.
* Arlequim: