Reinados
Para entender ...
Século XVI:
União Ibérica (1580) : Junção das Coroas da Espanha e de Portugal. Felipe II governou Portugal e também as Colônias do Brasil.
Século XVII:
Restauração Bragnantina (1640) : Fim da União Ibérica graças ao movimento de Restauração. Agora sob a dinastia dos Bragança, sendo seu primeiro rei D. João IV.
Século XVIII:
Tratado de Methuen (1703) : Tratado de Panos e Vinhos. Portugal só comprava os Panos da Inglaterra e a Inglaterra os Vinhos de Portugal.
Tratado de Madri (1750) : A Coroa Portguesa entregou a Espanhola as terras da margem Ocidental do Rio da Prata e recebeu da Espanha a Região Amazônica ( Mato Grosso, Goiás, e Rio Grande do Sul ) - Para acabar com as "Fronteiras de Guerra" do mundo hispânico.
Inconfidência Mineira ( 1792) : Foi o primeiro movimento pela independência do Brasil, influênciado pelos ideários da Revolução Americana e da Revilução Francesa. Teve como reposta da Coroa a repressão, levando a morte de seus Líderes como, por exemplo, Tiradentes.
Século XIX
Decretação do Bloqueio Continental (1806/1807): Napoleão impede os países sob seu domínio à fazerem comércio com a Inglaterra. Portugal e Rússia não seguem ao Bloqueio Continental por serem muito atrasados, rudmentares. Havia uma dependência econômica.
A fuga da Família Real para o Brasil (1808) : Foi a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, para fugir das ameaças das Guerras Napoleônicas, o que trouxe vantagens para a nova Colônia - Reino. Em Salvador (28/01/1808), João, príncipe - regente, assinou a Carta - Régia, que garantiu a abertura dos Portos às nações amigas. ( Acabando com o Pacto - Colonial, monopólio Portugues sobre a Colônia )
Tratado de Methuen (1810) : Consolida a dependência de Portugal ao imperialismo Inglês.
PRIMEIRO REINADO (1822/1831):
O Primeiro Reinado é caracterizado pela organização do Estado Nacional Brasileiro, que pode ser dividido entre as seguintes etapas:
1- As