MONOGRAFIA MATA ATLÂNTICA
1.1.
Mata Atlântica:
A Mata Atlântica é uma das ecorregiões que possuem maior diversidade de habitats terrestres, ela constitui um complexo de 15 ecorregiões terrestres que se estende desde o oeste do Paraguai e nordeste da Argentina até grande parte da costa brasileira (Di Bitetti, 2003)
No Brasil, este bioma se distribui pelos estados costeiros e é composto por uma série de fito fisionomias bastante diversificadas, as quais são determinadas pelas variações de relevo, solos, climas e regimes pluviométricos.
Tais características foram responsáveis pela evolução de um complexo biótico de natureza florestal altamente rico (Capobianco et.al. 2004).
O bioma Mata Atlântica, domina no Brasil uma área que compreende um conjunto de formações florestais que abrangem partes de 17 estados brasileiros
(RS, SC, PR, SP, GO, MS, RJ, MG, ES, BA, AL, SE, PB, PE, RN, CE, PI).
Assim este bioma situa-se ao longo da costa atlântica que vai desde o Rio
Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, além de abranger parte dos estados do Mato Grosso do Sul e também de Goiás. (Ravazzane e Fagnani,1999).
Sabe-se que o Brasil é o país possuidor da maior biodiversidade do planeta. As florestas brasileiras têm a maior quantidade de espécies de plantas e de animais e as bacias hidrográficas detêm um número de espécies de peixes e de répteis que não existem em qualquer outro lugar do planeta. Tudo isso deve ser preservado e mantido a fim de abrigar e perpetuar todas as espécies da fauna e da flora (Leandro e Viveiros, 2003).
Pelas suas espécies florísticas e sua fauna, a Mata Atlântica é considerada uma
das
grandes
prioridades
para
a
conservação
de
biodiversidade em todo o mundo, uma vez que, atualmente, sua cobertura florestal encontra-se reduzida a cerca de 7,6% da área original (Capobianco et. al. 2004).
Mesmo com sua área reduzida, a Mata Atlântica ainda abriga uma parcela significativa da biodiversidade do Brasil, com