Resumo SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA Nilson José Machado
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS-CSHNB
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA- FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA CIÊNTIFICA
DOCENTE: CHRISTIANY BARROS
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA
Nilson José Machado
ACADÊMICOS:
HOZANA MARIA ROCHA CARDOSO.
FRANCISCA SAMARA DE ARAÚJO ALVES.
GISELE DE SOUSA LIMA.
CLEIDSON ROCHA.
MATEUS RODRIGO DE SOUSA CARVALHO.
SABRINA FERREIRA ARAÚJO.
MARCIO LEONARDO LEAL ARAÚJO.
Picos Piauí, Julho de 2014
Sobre a Ideia de competência
Nilson José Machado
DISCIPLINAS E COMPETÊNCIAS A ideia que a meta principal da escola não é o ensino dos conteúdos disciplinares, mas sim o desenvolvimento das competências pessoais, está hoje no centro das atenções.
Há algumas décadas a escola organiza-se como se os objetivos da educação derivassem daqueles que caracterizam o desenvolvimento das ciências. Estudamos matérias, conteúdos disciplinares, para chegar ao conhecimento científico que garantiria uma boa educação formal; A educação pessoal decorreria daí naturalmente.
A ideia que disciplinas e competências disputam os mesmos espaços e tempos escolares contrapondo-se de modo radical uma organização visando, sobretudo às competências pessoais significaria uma ideia de abandono da ideia de disciplina, simetricamente, uma valorização do conhecimento disciplinar teria como contra partida o menosprezo da noção de competência.
COMPETÊNCIAS: DO TRABALHO À ESCOLA Em uma sociedade na qual o conhecimento se transformou no principal fator de produção, é natural que muitos conceitos transitem entre os universos da economia e da educação, exemplos desta transição, ideias de qualidade, projeto e valor. A ideia de qualidade na empresa não significa o mesmo que na escola, uma das características de qualidade na empresa é o cliente, pois ele sempre deve estar satisfeito e sempre deve estar satisfeito e deve sempre ter razão. Na escola a categoria cliente ocupa um papel