FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Cacia Maria Gava
Prof. Orientador Maria Do Carmo De Medeiros
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0505) – Estágio I
15/02/2014
RESUMO
Demonstrar que o professor já não é mais considerado apenas um profissional que atua em sala de aula, mas também como membro de uma equipe docente, realizando tarefas como responsabilidade ampliada no conjunto das atividades escolares é a idéia principal, pois refletir sobre a formação dos professores e dos profissionais da educação é da maior importância e urgência. Devemos ter em mente o propósito de que o professor manifesta preocupações constantes com a sua valorização e que ao longo de sua carreira deve manter-se focado, não somente em sala de aula, mas também fora dela, aprimorando cada vez mais seu conhecimento e formação profissional.
Palavras-chave: Professor. Valorização. Educação.
1 INTRODUÇÃO
As mudanças sociais têm refletido na educação e nos profissionais que nela atuam, pois a educação é um processo de toda a sociedade e não só da escola e que de fato afeta a todas as pessoas. No que se referem à sociedade, elas representam desafios e oportunidades, pois, as exigências frente à profissão abrangem todos os aspectos de ensino-aprendizagem. E cabe a todo o corpo docente analisar se a organização escolar, opera por meio de estruturas e processos organizativos próprios, a fim de alcançar objetivos educacionais.
A escola, local de trabalho dos professores, assume, com a reforma educacional, a função de ser espaço de formação docente, o que pode trazer uma nova identidade ao professor, uma vez que a formação em serviço e continuada se faz em um ambiente coletivo de trabalho e a organização do ensino depende de algumas condições imprescindíveis a serem propiciadas pela escola, como; o projeto pedagógico-curricular e plano de trabalho bem definidos, orientação por parte da coordenação pedagógica, bons livros