Resenha Livro Machado Nílson José
O autor deixa claro que os projetos são importantes e necessários em todas as fases de nossa vida, e que não importa se você já fez o melhor projeto, e foi premiado, sempre teremos que ter novas metas a serem alcançadas. Nossos dias devem ser repletos de sonhos, de ilusões e utopias, ou seja mesmo que fora da realidade, precisamos ter e fazer projetos. Segundo o autor, Sem ilusões, não se é - ou permanece - professor”. Um professor precisa de ilusão pelos alunos. (Pag.11)
Ao “desenhar” o mundo, “desenhamo-nos”, ou seja, somos o que, contextuadamente, projetamos ser. (Pag. 17). O autor nos lança a ideia de que é natural para o homem ter objetivos isto ira defini-lo como são.
O professor deve acreditar que tudo o que ele plantar ira fecundar, e com certeza ira frutificar. Ele dá um suporte importante sobre metodologia de projetos junto com valores, a proposta é extensa e atual. Conforme Machado a concretização de projetos divide-se em seis valores: Cidadania, profissionalismo, tolerância, integridade, equilíbrio e personalidade. A cidadania tem o papel fundamental na formação social e pessoal, presumindo que haja responsabilidade, decisão e solidariedade. Profissionalismo, ação de um profissional voltado para o bem comum. Tolerância, execução da igualdade, aceitar o outro como diferente, se colocar no lugar do outro. Integridade, ação, repetição e prática. Equilíbrio, balancear o que é necessário e o que tem que transformar, é preciso haver a harmonia entre projetos e valores. Para o ele avaliar, baseia-se na produção de entender valores fundamentais para a realização da tarefa é o reconhecimento de sinais aparentes, principalmente os de competências. Para o autor ser competente é saber transmitir conhecimentos, levando em consideração as características do projeto. Para a avaliação é importante saber construir o conhecimento. O autor fala do método avaliativo, provas e trabalhos, para que haja