Monografia
Ao estudar matemática percebe-se que tudo que está em volta, de certa forma faz parte do universo matemático e que os adultos esperam aprender uma matemática para aplicá-la em seu cotidiano, conforme Silva (2009). Sendo assim surgiu-se à necessidade de desenvolver uma pesquisa sobre o tema: Os empecilhos encontrados pelos jovens e adultos em relacionarem a matemática cotidiana com a matemática escolar. Nesse sentido o estudo da relação matemática entre a vida cotidiana e escolar dos adultos se torna aproveitável.
A pesquisa tem como problemática: quais são os empecilhos encontrados pelos jovens e adultos em relacionarem a matemática cotidiana com a matemática escolar? Foi feito um estudo de caso demonstrando as possíveis hipóteses a fim de subsidiar o problema levantado. Através de estudos bibliográficos percebe-se que a grande maioria dos adultos aplica a matemática em sua vida social, porém em sala de aula os métodos trabalhados fogem dos problemas cotidianos, fato este que implica em uma dificuldade para esses alunos em relacionarem ambos os conteúdos já em outros casos acontece o contrário fazendo com que os adultos em seu cotidiano ao precisarem de conteúdos matemáticos principalmente em suas vidas profissionais não conseguem desenvolvê-los de acordo com o que se aprendeu em sala de aula.
O estudo tem como objetivo geral, investigar os empecilhos encontrados pelos jovens e adultos em relacionarem a matemática cotidiana com a matemática escolar. Objetivos específicos: a) Buscar na literatura modelos teóricos que discutam os obstáculos encontrados pelos jovens e adultos em relacionarem a matemática cotidiana com a matemática escolar; b) Identificar os métodos de ensino trabalhados em relação à matemática dentro de sala de aula; c) Apresentar as principais dificuldades encontradas pelos jovens e adultos em relação à matemática cotidiana dentro do âmbito escolar.
Conforme Vigotsky (1984), antes mesmo do indivíduo entrar na escola, ele traz consigo