Obras da adolescencia de Marx - resumo
O Estado não deve intervir na vida das pessoas, mas o indivíduo deve pensar de maneira coletiva, como classe. Para Marx, não há o indivíduo o que há é a classe.
Debate sobre direitos humanos em Marx: é o livre direito de explorar o outro, fazendo com que o indivíduo se separe da coletividade em benefício próprio. O que deveria existir é a consciência de classe.
A liberdade individual, é mais uma forma de alienar a sociedade, pois reforça a ideia de individualismo e egoísmo, o que acaba fortalecendo a luta de classes e o individualismo.
→ direitos humanos se torna útil para o Estado burguês
←
→ → Questões centrais do texto: a separação entre igreja X Estado, diferença entre emancipação humana e emancipação política e a liberdade individual e direitos humanos. ❖ A Luta de Classes na França A luta de classes é o motor da história, e determina o rumo da história e da vida humana. Marx procurava sempre fazer analises do momento atual e no caso deste texto, neste caso, o momento era o que antecedeu a Revolução Francesa para entender a luta de classes. Ênfase para a forma de como deveria se dar a revolução, que no caso, deveria ser a revolução operária.
→ destaque para o papel do campesinato, pequena burguesia e o operariado na revolução
←
Como Marx parte de uma análise através do capitalismo, o ponto central seria “Quem é a base do capitalismo?” e “Quem produz para a manufatura?”. A resposta seria o camponês, pois é ele quem produz a matéria prima. Se o camponês pára, o capitalismo também pára. Portanto, a lógica para a revolução para
Marx, passa