Fato social
1 INTRODUÇÃO 4
2 O QUE É FATO SOCIAL 4
3 AUGUST COMNTE 6
3.1 Pensamentos de August Comnt 7
3.2 Principais obras de August Comnte 8
4 ÉMILE DURKHEIM 8
4.1 Pensamentos de Émile Durkheim 10
4.2 Principais obras de Émile Durkheim 10
5 KARL MARX 11
5.1 Pensamentos de Karl Max 12
5.2 Obras de Karl Marx 13
6 MAX WEBER 14
6.1 Pensamentos de Max Weber 15
6.2 Principais obras de Max Weber 16
7 CONCLUSÃO 17
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1 INTRODUÇÃO
A sociedade foi constante objeto de estudo para vários pensadores e estudiosos da modernidade, dentre os quais se destacam os autores das teorias clássicas relativas à maneira de entender a sociedade: Augusto Comte – É considerado principal nome da teoria positivista que consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação, mas há outras características igualmente importantes.
Émile Durkheim– Foi responsável por estabelecer o objeto de estudo da sociologia assim como indicar o seu método de investigação. Foi através dele que a sociologia penetrou a Universidade, conferindo a esta disciplina o reconhecimento acadêmico.
Max Weber tinha o objeto da sociologia como, fundamentalmente, a captação da relação de sentido da ação humana. Que, conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configuram para, a partir daí entender os fenômenos sociais em maior amplitude. Essa ação é aquela “cujo sentido pensado pelo sujeito ou sujeitos é referido ao comportamento dos outros, orientando-se por ele o seu comportamento”.
A teoria fundamentada por Karl Marx é uma crítica radical das sociedades capitalistas e que se posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e prática, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais (categorias analíticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa
2 O QUE É FATO SOCIAL
Fato social é todo evento que