Sugestão implantação método de custeio
Renan dos Santos Toledo (FARN) renan@ruicadete.com.br Dannyel Cardoso D’avilla (FARN) dannyel@clarit.com.br
Resumo
Este artigo tem por finalidade obter dados para a sugestão de aplicação do método de custeio baseado em atividades para fins gerenciais, em uma empresa do ramo de estética e beleza, utilizando como modelo o salão BEM VOCÊ, que apesar da quantidade de serviços prestados não utilizava nenhum método de gerenciamento dos custos. Para realizar a implantação do método foi utilizada uma pesquisa onde foram coletados diversos dados sobre os serviços e suas respectivas atividades, a pesquisa foi realizada juntamente com funcionários do salão de beleza que forneceram todos os dados necessários para elaboração de relatórios facilitando a identificação das atividades e insumos utilizados no processo. Terminada a execução da pesquisa, foram direcionados os custos as atividades encontrando o custo total dos serviços, possibilitando a geração de informação gerencial, almejando o aumento da lucratividade da empresa. Palavras-chave: ABC, Custos, Insumos.
Introdução
O custeio baseado em atividades ou popularmente chamado de método ABC, consiste na atribuição dos custos às atividades em seguida a distribuição dos mesmos aos produtos ou serviços.
Um ponto importante deste método é que, como sua utilização exige um controle minucioso sobre as atividades, possibilita a observação de qualquer irregularidade e permite que sejam feitas as correções adequadas, o fundamento básico desse sistema é identificar precisamente o agente causador do custo para que lhe seja empregado o devido valor as atividades.
Geralmente os salões de beleza são empreendimentos que possuem poucos recursos de controle para os custos de suas atividades, seja direta ou indiretamente, tendo como prioridade
2 o investimento na qualidade dos serviços e sofisticação do