Texto sobre educação e geografia
Ponto sorteado nº 10 - Fundamentos Econômicos sociais e políticos no currículo escolar de
Geografia
Fundamentos Econômicos sociais e políticos no currículo escolar de Geografia
INTRODUÇÃO
O Século XX foi o século das revoluções, além de duas grandes guerras 1, suas últimas décadas e os primeiros anos do século em que vivemos, atravessamos um período de intensas transformações geográficas: globalização e mudanças climáticas, cidades globais e problema da água, ditaduras e direitos humanos, revolução verde e congressos sócioambientais planetários. Essas contraposições solicitam novos paradigmas científicos e educacionais e portanto outras posturas de ensino-aprendizagem, uma nova relação com conceitos e teorias. O mundo da velocidade e da transformação tem fecundado de geografia a própria Geografia (enquanto ciência e disciplina escolar).
O que advêm portanto continua sendo revelado em discurso, muito mais de alienação do que de reflexão que possibilita o entendimento sobre esse mesmo mundo. O espaço de um diverge do outro, apesar de estarem juntos, as vezes até no mesmo “lugar”. Se em alguns momentos se defrontam, ainda continuamos com o que Milton Santos aponta como o mundo que nos fazem ver 2, prevalecendo a versão de quem comanda a comunicação e suas técnicas de persuasão. A mídia tem sobre nós uma grande força, não havemos de negar.
Promove o controle social através de técnicas de persuasão, estimula as versões da elite e com isso autentica um senso comum baseado na informação enquanto ruído com ares de intelectualidade e de possibilitar entendimentos e explicações sobre o mundo.
Apresentar reflexões acerca do tema “Fundamentos Econômicos sociais e políticos no currículo escolar de Geografia” requer que consideremos em qual mundo vivemos, além de considerarmos o debate acerca de Currículo, seu papel nas sociedades hodiernas e com isso adotemos a proposição de Straforini (2008) quando aponta que é preciso relevar o casamento entre