resumo do texto de Raimunda Abou Gebran
O presente trabalho é um resumo do texto de Raimunda Abou Gebran, que procurou por meio de pesquisas aprofundar, e compreender melhor o ensino da geografia especialmente no ensino fundamental, e suas necessidades frente à sociedade atual. Deste modo é abordado o nascimento da geografia, sua trajetória, e todo o contexto social, político, e histórico que a envolve.
1. Geografia Tradicional no sistema do Ensino Fundamental
De acordo com o texto de Raimundo Gebran, a geografia no ensino fundamental surge a partir da criação das Leis Orgânicas do ensino primário e secundário, dentro deste contexto ela apresenta-se com as mesmas características da escola tradicional, cheia de métodos e conceitos descritivos, que busca através da memorização e transferências de informação a construção do aprendizado.
Os métodos utilizados eram classificatórios, onde a criança era obrigada a decorar uma série de nomenclaturas, datas, fatos e fenômenos. O aprendizado parecia distante e acontecia de forma mecânica, onde tudo era decorado para a realização de uma avaliação.
O autor ainda apresenta uma crítica como até hoje o ensino da geografia em muitas instituições têm suas práticas semelhantes ao ensino tradicional, aprisionando o aluno a essa educação distante.
2. O Referencial Tecnicista da Educação – A nova Geografia
A partir de 1968, a educação passa por grandes transformações em conseqüência das transformações políticas vivenciadas na época, o país enfrentava muitas conturbações, como a ditadura militar e a inserção de um novo mercado de trabalho. Para atender essas novas exigências do mercado são criadas reformas na educação, limitando essa educação de massa a um ensino técnico, e distanciando cada vez mês a educação das classes.
As reformas propunham uma formação técnica especifica, onde o educando era preparado por meio do ensino técnico que, além de excluir os educandos de baixa renda, retirava dos seus currículos escolares algumas disciplinas que de