Resumo - prática de ensino
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CED DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: GESTÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA (ESTÁGIO)
SEMESTRE: VIII / TURNO: MANHÃ
RESUMO DO CAPÍTULO 1:
PRÁTICA DE ENSINO: ELEMENTO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
LAYANA RODRIGUES DE SOUSA.
CRATO – CE
2012
RESUMO
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Práticas de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. – São Paulo: Avercamp, 2006.
CAPÍTULO 1: PRÁTICA DE ENSINO: ELEMENTO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
1.1 A Prática de Ensino na formação do professor – concepções e fundamentos
No presente texto a autora tem o propósito de refletir sobre a prática de ensino como elemento articulador da formação docente, pois é durante a formação inicial que serão sedimentados os pressupostos e as diretrizes presentes no curso formador, decisivos na construção da identidade docente.
Para que teoria e prática se tornem elementos inseparáveis neste processo é preciso que a formação inicial e o estágio sejam processos reflexivos entre professores-formadores e os futuros professores, ao examinarem, questionarem e avaliarem criticamente o seu fazer, o seu pensar e sua prática.
1.2 De quais práticas e teorias necessitamos?
A base para o exercício da atividade docente está na formação inicial, a qual precisa pautar-se em concepções e práticas que levem a reflexão, promovendo saberes da experiência e permitindo ao professor uma análise integrada e sistemática da sua ação educativa de forma investigativa e interventiva. Refletir sobre teoria e prática permite ao professor uma melhor qualificação de sua formação inicial e continuada, pois propicia ao mesmo uma permanente investigação e busca de respostas aos fenômenos e às contradições vivenciadas.
Com isso, tem-se percebido uma busca de novos paradigmas formativos de professores no que diz respeito às práticas desenvolvidas nas universidades, ou seja, cada