Sociologia
Unidade letiva 3
3.1. Socialização – Caraterísticas, Mecanismos e Agentes
Noção De Socialização
Socialização → processo de carácter dinâmico, duradouro, global e interativo através do qual os indivíduos aprendem os valores, as regras e as práticas próprias da sociedade a que pertencem. Deste modo, tem como objetivo a integração do indivíduo nos variados grupos a que irá pertencer ao longo da sua vida.
Socialização Primária E Socialização Secundária (X)
O processo de socialização, ainda que particularmente significativo durante a infância e a adolescência, continua presente durante o resto da vida dos indivíduos, o que os leva a aprender e modificar os seus comportamentos de uma forma contínua e constante:
Na infância e adolescência, os indivíduos aprendem os valores fundamentais e as condutas básicas que lhes permitem comunicar com os outros agentes sociais e adquirem os primeiros conhecimentos do mundo que os rodeia – socialização primária.
Após esta fase inicial do processo de socialização, embora permanecendo a aprender e a interiorizar comportamentos e a adaptar-se a normas sociais, os indivíduos têm de fazer face a novas situações, como arranjar um emprego ou formar uma família – socialização secundária.
Características Da Socialização (X)
A socialização é um processo:
Duradouro – está presente durante toda a vida dos indivíduos;
Dinâmico – implica uma permanente adaptação a novas situações;
Global – diz respeito a diversos domínios da vida dos indivíduos;
Interactivo – para além de ser ter de adaptar à sociedade, o indivíduo também a pode influenciar e transformar.
Mecanismos De Socialização
Durante o processo de socialização são utilizados vários mecanismos que actuam em simultâneo e ao longo de todas as fases da vida do indivíduo, sendo os principais a:
Imitação – Na primeira fase da infância, as crianças e os bebés tendem a imitar os outros, reproduzindo os seus comportamentos e atitudes. Porém, este