Texto educação de nove anos
O programa de Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos é lançado como uma das prioridades do Ministério da Educação, fazendo com que o aluno tenha ingresso à educação básica aos seis anos de idade.
Conforme recentes pesquisas, 81,7% das crianças de seis anos estão na escola, sendo que 38,9% freqüentam a Educação Infantil, 13,6% as classes de alfabetização e 29,6% já estão no Ensino Fundamental (IBGE, Censo Demográfico 2000). Esse dado reforça o propósito de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, uma vez que permite aumentar o número de crianças incluídas no sistema educacional obrigatório.
O objetivo de um maior número de anos no ensino fundamental é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo e eficaz de convívio escolar, com maiores e melhores oportunidades de aprendizagem. Tendo em vista que cada pessoa, desde o início de sua vida, apresenta ritmos e maneiras diferentes para realizar toda e qualquer aprendizagem – andar, falar, brincar, ler, escrever etc., como apontam as contribuições das ciências humanas. Pode-se dizer, então, que uma educação voltada para tais perspectivas precisa ser repensada no sentido de não tornar o fator tempo um limitador do aprendizado.
Entretanto vale ressaltar que se o projeto tiver bons objetivos, mas na prática não houver investimento, reorganização das estruturas, qualificação e valorização de professores e um ambiente motivador para o aluno, será apenas uma realidade vazia de que alunos estão na escola sim, porém sem um ensino de