Reflexões sobre os processos de alfabetização e letramento
Departamento de Teoria e Prática da Educação
Disciplina:
Professora:
Acadêmico:
REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
MARINGÁ
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO do tema 4
2.1 Distinção entre os conceitos de alfabetização e 4
letramento 5
2.2 A política de implantação do ensino fundamental de 6
nove ANOS 6 2.2.1 Bases Legais 6
2.2.2 bases pedagógicas 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INDRODUÇÃO
Este trabalho visa desenvolver um texto estabelecendo relações entre o conteúdo do capítulo 3 do livro de Práticas Pedagógicas e Alfabetização e o conteúdo dos seguintes artigos propostos sendo: “Letramento e alfabetização: as muitas facetas” e “Letramento no ensino fundamental de nove anos no Brasil”, contudo enfocar nos seguintes aspectos: Distinção entre os conceitos de alfabetização e letramento; Política de implantação do ensino fundamental de nove anos, destacando as bases legais e pedagógicas.
Está atividade está sendo elaborada para a disciplina de Práticas Pedagógicas e Alfabetização no Regime de Dependência do curso de Pedagogia Vizivale da Universidade Estadual de Maringá.
2 DESENVOLVIMENTO
Venho através de este mecanismo referir à relação entre os processos de alfabetização, letramento e a educação infantil tanto quanto sua evolução e mudanças no decorrer dos anos; onde a necessidade de explorar as funções sociais da linguagem escrita, a importância de realizar tentativas de escrita e de leitura, de oportunizar situações de produção e interpretação de textos e de articular a escrita com outras linguagens.
É importante organizar, na rotina escolar, situações em que as crianças desde pequenas leiam e escrevam, explorando as relações entre a utilização da linguagem escrita e a organização do mundo em que vivem. Em complemento às orientações metodológicas que