Teste Qui-Quadrado
O trabalho aqui apresentado tem o objetivo de, através do uso da distribuição de Poisson - uma distribuição discreta frequentemente usada para modelar o número de eventos aleatórios que ocorrem em um intervalo fixo de tempo – e sua aplicabilidade dentro do “Teste Qui-Quadrado”, definir hipóteses a fim de se estabelecer uma conclusão acerca do ritmo de chegada de clientes em um restaurante/ lanchonete situado no centro da cidade de Castanhal, Pará.
Objeto de estudo
O objeto de estudo da pesquisa foi o ritmo de chegada de clientes em intervalos de 10 (dez) minutos durante o período da manhã no estabelecimento “Top Lanches e Refeições”, localizado na Travessa Quintino Bocaiuva, 2000 – Centro – Castanhal – PA.
Foram coletados (51) dados, ou seja, obtivemos 51 intervalos de 10 minutos onde foi contabilizado o número de clientes que entrava e por sua vez consumia no estabelecimento. A coleta de dados levou dois dias, sendo coletados os dados na quarta, dia 24/09/2014 e sexta, dia 26/09/2014. A escolha destes dias foi feita baseada no fato de que estes possuem ritmo de chegada de clientes similar, sendo assim, tornará válida a conclusão do estudo.
Dados brutos coletados:
. Teste
Para realizarmos a análise, definimos uma hipótese “H0” de que o teste pode ser realizado a partir da distribuição de Poisson e uma hipótese “H1” de que o teste não pode ser realizado a partir dessa distribuição.
A análise foi feita em dois softwares: StatSoft Statistica e Microsoft Excel.
Distribuição de Poisson realizado pelo software “Statistica”:
Category
Variable: Var1, Distribution: Poisson, Lambda = 8,58824 (Spreadsheet1) Chi-Square = 2,80248, df = 5 (adjusted) , p = 0,73041
Observed
Frequency
Cumulative
Observed
Percent
Observed
Cumul. %
Observed
Expected
Frequency
Cumulative
Expected
Percent
Expected
Cumul. %
Expected
Observed-
Expected