psicologia
15. Teste do Qui-quadrado de um e dois critérios
O teste do qui-quadrado é utilizado para uma variável qualitativa (ou um critério) e para duas variáveis qualitativas (dois critérios). O teste do qui-quadrado compara se a frequência observada (número de casos observados - contagem) em cada categoria da variável qualitativa é igual à freqüência esperada (valor teórico obtido a partir de uma distribuição de probabilidade).
Todo teste estatístico tem pressuposto, que deve ser obedecido para garantir a validade dos resultados. Se os pressupostos não forem atendidos, o teste não pode ser utilizado.
O pressuposto do teste do qui-quadrado é que a freqüência esperada para todas as categorias da variável (ou pelo menos 75% das categorias ) deve ser maior ou igual a 5. Simbolicamente, fe ≥5.
Se você calcular as frequências esperadas e menos de 75% delas for maior que 5, não continue o teste do quiquadrado, pois ele não poderá ser usado.
15.1 Teste do qui-quadrado de um critério
Também conhecido como teste de aderência, é utilizado para verificar se a freqüência observada nas diferentes categorias da variável qualitativa se ajusta (é semelhante) a uma determinada distribuição
(freqüência esperada).
Exemplo 9: Foi feita uma pesquisa para verificar se há mais acidentes de automóveis com vitimas fatais nos finais de semana do que durante a semana. Para isso, foi verificado o número de mortes em cada dia da semana durante um semestre em uma determinada cidade e os dados estão apresentados na Tabela 34.
Tabela 34
Número de mortes em acidentes de automóveis durante o primeiro semestre de 2000.
Dia da semana
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Número de mortes
24
25
27
28
31
36
39
Hipótese nula – Ho : frequência observada em cada categoria é igual à freqüência esperada.
Para essa situação, a hipótese nula é que a freqüência observada de mortes em cada dia da semana é igual à freqüência esperada.
Vamos utilizar o teste do