Teria do desenvolvimento organizacional
INTRODUÇÃO
O intuito deste trabalho é entender do que se trata a Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Nas antigas teorias o ser humano era tratado como máquinas e conforme o tempo foi passando, às teorias se atualizando e os homens começaram a ser tratados com mais respeito e as organizações começaram a ganhar com este processo. Essa nova abordagem tem como referencial a análise de quatro dimensões básicas da vida no trabalho: o ambiente, a organização, o grupo e o indivíduo. O exame da interdependência entre elas permitiria propor mudanças para que as empresas pudessem alcançar seus objetivos com mais eficácia.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional D. O. surgiu a partir de 1962, decorrente das idéias de vários autores, a respeito do ser humano, da organização e do ambiente em que estes crescem e se desenvolvem, assim está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa à mudança. A mesma surgiu através de três razões distintas: A primeira refere-se aos problemas burocráticos nas organizações, para superar suas limitações, quanto dificuldades administrativas, eficiência e lucratividade, empresas com pouco dinamismo, concluíram que tinham necessidade de mudar, para crescer e vencer. A segunda razão foi o conhecimento sistêmico da organização, a partir de uma percepção ampla da organização, onde verificou que o sistema interno precisava adequar-se a realidade do ecossistema. A terceira diz a respeito á tecnologia administrativa que encoraja a mudança.
Desenvolvimento Organizacional
O Desenvolvimento Organizacional é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se