Desenvolvimento Organizacional
Este trabalho vem com o intuito de apresentar sobre o Desenvolvimento Organizacional. Surgido a partir de 1962, este conceito explica a interação entre o homem, ambiente e organizações. Apesar de críticas referindo o DO como apenas um rótulo da Teoria Comportamental, muitos autores acreditam que o DO trouxe muitos conceitos e abriu pensamentos para a Teoria Geral da Administração.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRALÇÃO
TEORIA DO DESENVOLMENTO ORGANIZACIONAL
Desenvolvimento Organizacional – DO: Esforço planejado, que envolve a organização como um todo, liderado pela alta administração, visando incrementar a eficácia e saúde da organização através de intervenções planejadas nos processos organizacionais, utilizando conhecimentos das ciências do comportamento. (Beckhard). O movimento do DO surgiu a partir de 1962, como um conjunto de ideias a respeito do homem, da organizaçãoe dom ambiente,no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento das organizações.
Fatores atribuídos as Origens do DO:
A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas.
Os estudos sobre a motivação humana.
A criação do National Trainning Laboratory.
A publicação de um livro.
A pluralidade de mudanças no mundo.
A fusão de duas tendências no estudo das organizações.
Os estudos sobreconflitos interpessoais, pequenos grupos.
Os modelos de DO se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.
As mudanças e as organizações
a) Um novo conceito de Organização
Para os autores do DO, o conceito de organização é tipicamente behaviorista; “a organização é a coordenação de diferentes atividades decontribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente”. A tarefa básica do DO é transformar as organizações mecanísticas em organizações orgânicas.