Desenvolvimento organizacional
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (DO)
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
O movimento de DO surgiu a partir de 1962 como um conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no intuito de proporcionar o crescimento e o desenvolvimento das organizações. No sentido restrito, o DO é um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental em direção á abordagem sistêmica. Não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita, mas de um movimento envolvendo vários autores preocupados em aplicar as ciências do comportamento.
As origens da DO são atribuídas a vários fatores, a saber:
1. A dificuldade de operacionalizar e aplicar os conceitos das teorias administrativas, cada qual trazendo uma abordagem diferente.
2. Os estudos sobre motivação humana demonstraram a necessidade de uma nova abordagem da Administração que interpretasse a nova concepção do homem e da organização baseada na dinâmica motivacional.
3. A criação do National Traiming Laboratory (NTL) de Bethel em 1947 e as r o comportamento de pesquisas de laboratório sobre o comportamento de grupo. O treinamento da sensitividade (ou educação em laboratório) através de T-Groups foi o primeiro esforço para melhora o comportamento de grupo.
4. Leland Bradford, considerando o precursor do DO, juntamente com alguns psicólogos do National Training Laboratory, publica um livro, em 1964,relatando as pesquisas com T-Groups, resultados com treinamento de sensitividade e suas aplicações nas organizações. Leland Braford, o coordenador do livro é considerado o precursor do movimento da DO.
5. A maior invenção do final do século XX foi a inovação. ela passou a mandar a voda da sociedade, das organizações, do homem e da sua visão do mundo. O DO é uma respostas ás mudanças e à inovação no que tange a:
a. Transformações rápidas e inesperadas do ambiente organizacional.
b. Aumento do tamanho das organizações, fazendo com que o volume das suas atividades não fossem suficiente