Desenvolvimento Organizacional
RESUMO
Pretende-se com este artigo mostrar as diversas formas com que o Desenvolvimento Organizacional pode contribuir para melhorar os relacionamentos pessoais e a capacidade de mudar e se adaptar as mudanças nas organizações, o que viabiliza o crescimento destas organizações. Para mudar, é preciso mudar a Cultura Organizacional, o que pode ser feito a partir de alguns meios, alguns deles no Desenvolvimento Organizacional são a Gerência Colaborativa, onde os subordinados podem participar nas decisões dos diretores, e a Pesquisa de Ação, método que busca onde e como a organização pode ser melhorada. Serão abordados também suposições e valores do Desenvolvimento Organizacional, métodos dessa teoria para os diferentes tipos de grupos de pessoas e também para uma única pessoa, e a aplicação do Desenvolvimento Organizacional em empresas reais.
Palavras-chave: Desenvolvimento Organizacional; Cultura Organizacional; Mudança.
1 Introdução
As organizações desde a antiguidade precisam implantar meios para aumentar sua produtividade e o bem estar no ambiente organizacional. O Desenvolvimento Organizacional (D.O) é um esforço de longo prazo que busca melhorar o processo de solução de problemas e de renovação, visa tornar as organizações capazes de evoluir respondendo as mudanças e prosperando mais satisfação a seus colaboradores.
O objetivo deste artigo é conhecer melhor o que é o D.O nas organizações e estudar alguns casos de suas aplicações em empresas reais.
2 Desenvolvimento Organizacional
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu a partir de 1962, decorrente das idéias de vários autores, sobre o ser humano, a organização e o ambiente em que estes se desenvolvem. Logo, o conceito de Desenvolvimento Organizacional está fortemente ligado ao conceito de mudança e capacidade adaptativa à mudança.
Desenvolvimento Organizacional pode ser definido como um esforço de longo prazo, apoiado pela administração