desenvolvimento organizacional
APLICAÇÕES. COMUNCAÇÃO COMO FATOR ESTRATÉGICO NA
IMPLEMENTAÇÃO DE MUDANÇAS1
Camille Silva Agarrayua
Fabiane Bombardelli
Maiara Cioato Daros
Nathália Soares da Silva2
Resumo
O Desenvolvimento Organizacional refere-se a mudanças que ocorrem dentro de uma organização, onde deve ser voltada mais a pessoas do que as técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias para o bom desenvolvimento da organização.
As mudanças realizadas são conduzidas por agentes externos trabalhando em harmonia com os participantes internos. Estas mudanças passam por quatro etapas fundamentais para o sucesso do Desenvolvimento Organizacional: diagnóstico, planejamento de mudança, implementação e avaliação.
Os modelos de DO objetivam a distribuição uniforme de autoridade, participação nas decisões, de maneira a aprimorar e complementar o DO já implementado.
1
Artigo produzido na disciplina de Comportamento Organizacional, Profa. Margareth Inês Motter Caregnatto, semestre 2014 ∕04.
2
Acadêmicas do Curso de Administração, da Universidade de Caxias do Sul.
Introdução
É de fundamental importância que toda e qualquer empresa tenha conhecimento da seriedade do desenvolvimento organizacional para a organização. É a partir da vontade da sua implantação que se pode verificar todas as falhas que a organização possui, e criar as melhores estratégias de mudança para o aprimoramento das funções dentro da empresa.
Mudar os processos de uma empresa não é tão simples assim: é uma alteração expressiva que atinge o comportamento, a estrutura da organização e para isso a mesma deve estar aberta para esta mudança, seja na forma de suporte do setor de desenvolvimento do DO, ou então da consciência dos envolvidos.
Normalmente estas mudanças são conduzidas por agentes externos, em conjunto com funcionários internos, na qual passa por quatro etapas: O diagnóstico: que é o