Planos - Economia
Várias mudanças ocorreram desde a proclamação da republica e neste trabalho resumiremos os principais planos econômicos da década de 80 implantados para combater a inflação que aumentava desfreadamente tirando o sono de muitos brasileiros, pois nos supermercados algumas mercadorias chegaram a serem remarcadas até três vezes no dia.
O contexto histórico nos mostra que a economia do país esteve por muitos anos direcionada ao extermínio da inflação, a seguir resumiremos alguns desses planos.
Plano Cruzado: em 1986 determinou a substituição da moeda passando de Cruzeiro para Cruzado e assim os preços ficaram congelados, possibilitando um crescimento no consumo interno, mas essa medida se tornou insustentável chegando ao fim no início de 1987, deixando a situação pior que antes. Plano Bresser: em junho de 1987, Luiz Carlos Bresser Pereira, ministro da Fazenda apresentou este plano que além dos preços também congelou o salário, mas noventa dias após sua implantação notou-se uma queda no poder de compra do trabalhador, bem como, greves e protestos empresariais, então o governo regrediu e permitiu o reajuste do salário.
Plano Verão: anunciado pelo presidente José Sarney em janeiro de
1989, este mais uma vez propôs a mudança da moeda que passou de Cruzado para
Cruzado Novo, o que causou perda de mais de 20% nas cadernetas de poupança, outro ponto do pacote foi cortar gastos públicos começando pela extinção dos ministérios da Habitação e Bem-Estar, da Reforma e do Desenvolvimento Agrário, da Irrigação, da Ciência e Tecnologia e da Administração, além de órgãos federais e autarquias. Plano Collor I: em abril de 1990 mais uma vez a moeda corrente foi substituída agora com a volta do Cruzeiro, também foi criado o famoso IOF - imposto sobre as operações financeiras, alguns incentivos fiscais foram eliminados e não podemos esquecer do pior acontecimento que foi o confisco das poupanças com investimentos acima de NCz$ 50