motivação cofer
Nesse livro, Cofer tenta fazer com que tenhamos um posicionamento crítico com relação aos aspectos já estabelecidos como por exemplo a teoria de que os comportamentos são eliciados por excitação interna. O livro me ajudou a entender a evolução dos conceitos motivacionais e foi bem preciso nos aspectos trabalhados.
O estudo da motivação conseguiu explicar coisas, que para mim o behaviorismo, aprendido em Psicologia Geral e Experimental, não conseguia explicar, como por exemplo, porque um menino quando está na casa dos pais da namorada, ao ter a oportunidade de ficar sozinho com a namorada, ele não se esquiva de ter relações sexuais com ela, para não correr o risco de serem pegos? O que elicia o comportamento da relação sexual fazendo com que essa pareça ser inevitável?
Conclui assim que é essencial compreendermos a abordagem motivacional, mesmoque seja para refutar as teorias apresentadas. E durante as aulas também adquiri a noção de que o ser humano não é um elemento individual no espaço, mas que esta sofrendo sempre influência do ambiente, interior ou exterior, fazendo com que seus comportamentos sejam influenciados por impulsos, incentivos, conflitos, reforços e os demais aspectos abordados pela motivação.
Avaliando esses conceitos, consegui observar algum deles no filme “Como se fosse a primeira vez”, interpretado por Adam Sandler (Henry) e Drew Barrymor (Lucy). Henry era veterinário e trabalhava em um zoológico. Lucy era professora e sofreu um acidente onde ocasionou a ela uma perda de memória recente, ou seja, Lucy só se lembrava das coisas vividas até momentos antes do acidente. A partir disso, o