Ensaio psicologia aplicada
As teorias motivacionais basicamente partem da premissa que há uma energia interna no ser humano, um impulso ou um desejo, que o direcionam a um objetivo ou meta a ser alcançado. Motivação é uma espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano. A motivação organizacional é o processo responsável pela intensidade, direção, persistência, buscando o máximo do rendimento profissional. O tema do nosso ensaio é o comportamento motivacional nas organizações e suas implicações. O estudo desses comportamentos pode ajudar na gestão das organizações, na produtividade das empresas e no bem estar social dos integrantes da mesma.
Objetivo
O objetivo desse ensaio é refutar a idéia de que a motivação financeira é o principal fator motivacional numa empresa. Com base nos livros citados na referência bibliográfica, concluímos que as empresas devem identificar quais fatores motivam os funcionários, e criar abordagens distintas para os indivíduos de um mesmo grupo ou setor organizacional que viabilizem o crescimento individual desses trabalhadores.
Apresentação das teorias motivacionais e seus valores empíricos
Teoria de Mayo Nas décadas de 1920 e 30, Elton Mayo, desenvolveu um movimento das relações humanas, que se preocupa mais com o ser humano, com os trabalhadores, as suas necessidades e desejos e com a existência de grupos informais dentro de uma organização. Seu modelo baseou-se na pesquisa do comportamento e das atitudes dos trabalhadores. Este modelo foi a primeira tentativa de inserção de estudos sobre as relações sociais dentro de uma organização. Mayo comprovou que a produtividade aumenta à medida que os trabalhadores consigam : • Um sentimento maior de valor pessoal • Participação nas decisões que afetavam o seu trabalho • Ter um envolvimento no próprio trabalho • Sentir-se mais seguros em