ufpi
Márcia Daniella Souza dos Santos1
Resumo
Este trabalho se propõe a discutir a importância da motivação no processo de pesquisa. A proposta é baseada nas ideias de autores que defendem a relevância de elementos como a subjetividade e a emoção do pesquisador durante as etapas da pesquisa. O artigo está dividido em três partes. Na primeira é abordado o conceito de Metodologia da Pesquisa. Em seguida, são analisados os conceitos de motivação, com auxílio de teóricos da área de Psicologia. Na parte final do artigo, são unidas as duas vertentes já abordadas e a motivação é apresentada como elemento fundamental para que o pesquisador realize e conclua seu projeto de pesquisa, não apenas seguindo as exigências metodológicas, mas também o tratando como uma tarefa prazerosa e compensadora.
Palavras-chave
Metodologia, motivação, pesquisa.
Introdução
Para concluir seu curso de graduação, na maioria dos casos, o acadêmico se depara com o desafio de redigir uma monografia. Ao longo do curso que escolheu, ele precisará cumprir disciplinas que o preparem metodologicamente para executar a tarefa final da graduação. Mais tarde, quando o estudante inicia um curso de Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu, vê que o trabalho de conclusão seja novamente uma monografia (Pós Lato) ou uma dissertação (Mestrado)- está lá, mais uma vez, citado no final da grade curricular do curso escolhido, o que faz o coração do pesquisador palpitar diante da nova empreitada acadêmica.
Em geral, as disciplinas de metodologia indicam as fases que o processo da pesquisa deverá ter para que o projeto inicial seja executado do melhor modo possível. Os livros da área também auxiliam o estudante com recomendações
1
Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da
Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pesquisadora bolsista do Centro de Educação a Distância