Trabalhos UFPI
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFESSOR: JOÃO LUIZ
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DOS CARBOIDRATOS
Thaís de Moraes Lima
2014/2013.
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são biomoléculas muito abundantes na natureza, possuem a fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham diversas funções, entre elas: fonte de energia, reserva de energia, estrutural e matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas. “Os animais podem sintetizar alguns carboidratos a partir de gorduras e proteínas, porém a maior parte dos carboidratos animais originam-se fundamentalmente, de plantas” (MURRAY, GRANNER, MAYES, RODWELL, 2002, pg. 149). Estes podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Na aula prática de carboidratos, o objetivo foi identificar através de vários reagentes os hidratos de carbono nas substâncias, os hidratos de carbono redutores e desvendar qual a solução problema proposta nas experiências.
MATERIAIS E MÉTODOS
Vários materiais foram utilizados nestes experimentos:
a) Reagentes: reagentes de Molish, ácido sulfúrico concentrado, reagentes de Lugol, reagente de Benedict e reativos de Seliwanoff.
b) Soluções: água destilada, glicose, sacarose, amido, frutose.
c) Vidrarias e instrumentais: tubos de ensaio, estante, fogareiro, pipetas, conta gotas.
Cada experiência teve seus próprios passos e métodos:
1. . No primeiro momento foi realizada experiência usando-se o reagente de Molish. Foi preparado um tubo com 2 ml de glicose 1%, juntamente como 5 gotas de solução de reagente de Molish, em seguida o tubo foi inclinado para que escoasse lentamente pelas paredes 2 ml de ácido sulfúrico concentrado, observando assim os resultados obtidos.
2. No segundo experimento foi utilizado o reagente de Benedict, com