Reações químicas
Reações químicas acontecem quando uma ou mais substâncias se misturam e dão origem a novas substâncias. Diariamente é possível encontrar e observar reações químicas em nossa rotina, e até mesmo em nosso próprio corpo ocorre reações químicas que sem elas não poderíamos sobreviver. Em nosso dia a dia a formação de ferrugem em um prego ou o ato de acender um fósforo é considerada uma reação química.
Para classificarmos uma reação química é necessária a observação de alterações durante essa reação. Essas alterações podem ser a mudança de cor, liberação de gases, formação de uma substância sólida, liberação de calor, aparecimento de chamas ou luminosidade. Porém, há reações que nenhum tipo de alteração é visualizada, para esse caso a formação de novas substâncias é caracterizada pela mudança das propriedades químicas e físicas das substâncias.
Essas reações, ainda podem ser representadas por equações química, onde a primeira parte representa os reagentes, e a segunda parte (após a seta) representa os produtos obtidos. Essas equações devem ser apresentadas devidamente balanceadas.
Há ainda algumas maneiras de classificar a reação química, os experimentos propostos pelo roteiro serão apresentados a seguir com suas reações, equações e identificação das substâncias obtidas, além das observações realizadas durante o experimento.
• Questões Pré-Laboratório
1) Diferencie fenômeno físico de fenômeno químico.
O fenómeno químico altera a natureza inicial da matéria. Ele ocorre quando há a formação de novas substâncias. Por exemplo, a combustão transforma uma substância em outra com diferentes características químicas. Após a combustão do fósforo, a composição da fumaça e cinzas é diferente do palito inicial, e não é reversível.
Já o fenômeno físico não altera a natureza da matéria, não há propriedades químicas envolvidas. Não há a formação de novas substâncias. Por exemplo, quando amassamos um papel, ele ficará amassado,