Teoria e desenvolvimento humano
Cada empresa, em função das peculiaridades do seu ambiente geral, competitivo e interno, deve desenvolver um sistema de gestão de inovação próprio. Diversos estudos apontam para alguns aspectos básicos que devem constituir qualquer modelo de inovação.
Segundo Longanezi et al (2008), a decisão de implementação de um sistema de gestão da inovação requer a consideração de três diferentes aspectos: a adoção de um modelo referencial capaz de representar o processo na maior abrangência possível, a utilização de técnicas de gestão de processos que integrem as diferentes áreas e estágios envolvidos no processo e o desenvolvimento de ferramentas específicas para dar suporte às decisões dos administradores.
O modelo referencial visa auxiliar o gestor interessado no processo de formulação e implantação de sistemas de gestão da inovação. Ele deve identificar as atividades-chave, a necessidade de uma estrutura organizacional que garanta a integração entre as áreas e o fluxo contínuo do conhecimento, possibilitando desta forma a melhoria contínua do desempenho do