Pedagogia
O povo é obrigado a trabalhar para sobreviver e tem de lutar pelos instrumentos que o conduza até o trabalho. A escola é um desses instrumentos.
Entretanto, deparamos com a contradição: o mesmo trabalho que exige do indivíduo um certo nível de escolaridade, muitas vezes é responsável pela evasão escolar
A escola deve prover os indivíduos "não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento". Assim, tem como objetivo básico a socialização dos alunos para:
• "prepará-los para sua incorporação no mundo do trabalho" (p. 14) - indivíduos produtivos;
• "que se incorporem à vida adulta e pública..." (p.15) - cidadãos. socialização do indivíduo: garantir a reprodução social e cultural como requisito para sobrevivência mesma da sociedade. que eu chamaria de compreensiva: utilizar o conhecimento para compreender as origens das influências, seus mecanismos, intenções e conseqüências, e oferecer para debate público e aberto as características e efeitos para o indivíduo e a sociedade desse tipo de processo de reprodução; atenuar, em parte, os efeitos da desigualdade e preparar cada indivíduo para lutar e se defender nas melhores condições possíveis, no cenário social" que eu chamaria de transformadora: provocar e facilitar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os(as) alunos(as) assimilam direta e acriticamente nas práticas sociais de sua vida anterior e paralela à escola.
Papel de educador, em todos os sentidos. Não só transmitir os conhecimentos da disciplina, mas educar para a vida. Mostrar, em qualquer circunstância, o que é certo e o que é errado. Corrigir, sempre. Dar o bom exemplo. Ajudar a crescer. Dar a semente e ensinar a plantar. Cuidar e adubar a planta para que se torne uma bela e frondosa árvore e