Logística como estratégia corporativa.docx
5872 palavras
24 páginas
1. Logística como estratégia corporativaNo atual período técnico-científico e informacional, a circulação de bens, pessoas e informação toma uma dimensão jamais vista em nenhum outro momento da história. A atuação do Estado e das empresas, sobretudo as grandes, no território brasileiro tem se pautado cada vez mais na racionalidade e eficácia dos fluxos materiais e imateriais. Neste sentido, a logística tem sido não somente uma ferramenta corporativa eficaz de controle desses fluxos, mas também um componente que oferece maior competitividade às empresas e aos territórios, regiões e lugares.
O termo “logística” nasce no cerne da organização militar, utilizado para designar uma função de organização teórica e prática da disposição, do transporte e do abastecimento de munições, equipamentos, víveres e socorro médico para tropas em operação militar, na hora certa e no lugar certo. As empresas incorporaram este conceito, criando um novo paradigma produtivo através do gerenciamento e aumento do fluxo de bens e informação, sendo atualmente um conceito estratégico para o aumento da competitividade.
Para Ballou, “a logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”.
No Brasil, o desenvolvimento do conceito de logística empresarial é recente, tendo seu início nos primeiros anos da década de 1990 de forma bastante tímida. A aceleração do desenvolvimento em torno deste conceito é concomitante ao processo de abertura comercial a partir principalmente de 1994, com a estabilização monetária e inflacionária propiciada pelo Plano Real, além do processo de privatizações e concessões da infra-estrutura de transportes e comunicações. Esta política neoliberal, acompanhada de sua