O desenvolvimento humano na teoria de piaget
Apresentação O estudo do desenvolvimento do ser humano concentra-se em compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget destaca-se pelo seu caráter inovador quando introduz uma ‘terceira visão’ representada pela linha interacionista que constitui uma tentativa de integrar as posições dicotômicas de duas tendências teóricas que permeiam a Psicologia em geral – o materialismo mecanicista e o idealismo. O modelo piagetiano prima pelo rigor científico de sua produção, ampla e consiste que trouxe contribuições práticas ao campo da Educação.
1) A visão interacionista de Piaget: a relação entre o homem e o objeto do conhecimento O objetivismo e o subjetivismo são as correntes da Filosofia que derivam de duas vertentes o idealismo e o materialismo mecanicista. A Psicologia objetivista afirma que todo conhecimento provém da experiência, já a subjetivista entende que todo conhecimento é anterior a experiência. Piaget formula o conceito da epigênese que quer dizer que o processo evolutivo da filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e pela interação do organismo com o meio ambiente físico e social que o rodeia.
2) O processo de equilibração: a marcha do organismo em busca do pensamento lógico No modelo piagetiano o “sujeito epistêmico” é o papel central, pois a grande preocupação da teoria é desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o início da sua vida até a idade adulta. No método psicogenético o ‘status’ da lógica matemática perfaz o enigma básico a ser desvendado, procurando situações para resolver esse problema, Piaget sustenta que a gênese do conhecimento esta no próprio sujeito. O desenvolvimento humano é explicado segundo o pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.