teoria gramatical
CURSO: ATUALIZAÇÃO GRAMATICAL
AULA 02
Acentuação Gráfica
"Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel. Acabaria tratando-as com a deferência de um namorado ou com a tediosa formalidade de um marido. A palavra seria sua patroa! Com que cuidados, com que temores e obséquios ele consentiria em sair com elas em público, alvo da impiedosa atenção de lexicógrafos, etimologistas e colegas.
Acabaria impotente, incapaz de uma conjunção. A Gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda.”
(O gigolô das palavras – Luiz Fernando Veríssimo)
Se observarmos com atenção o texto acima, verificaremos que a maioria das palavras não recebe acento gráfico. O princípio que presidiu à elaboração das regras de acentuação do português foi justamente o da economia, reservando os acentos gráficos para a menor parte das palavras.
Com o advento do Novo Acordo ortográfico da Língua Portuguesa, algumas palavras deixaram de ser grafadas com os acentos: agudo, circunflexo e diferencial. O contexto definirá a palavra.
LEMBRE-SE:
(´) acento agudo – indica as vogas tônicas das palavras: cajá, fé, saída, constrói, saúde. (^) acento circunflexo – colocado sobre as letras a, e, o, indica além de tonicidade, timbre fechado: lâmpada, pêssego, cômodo.
(`) acento grave – sinal indicativo de crase.
(¨) trema – sinal usado apenas em palavras estrangeiras e em suas derivadas:
Müller, mülleriano.
(~) til – indica que as letras a e o representam vogais nasais: alemã, órgão, portão.
Como acentuar as palavras?
Em algumas palavras, a sílaba tônica é necessariamente marcada por um acento gráfico. É esse acento que define o significado específico de tais palavras. Sua
1
Programa CIEE de Educação a Distância
ausência dificulta o entendimento e pode modificar completamente o sentido das palavras. O estudo das