revoluçao
Dicionário terminológico de fiolosofiaFonte: Dicionário de filosofiaPáginas: 456
Verbetes: 3.154
Organizadores/Coordenadores: José Ferrater Mora
Especialista: José Ferrater Mora
Data: 1982
Dicionário terminológico geral
Fonte: http://origemdapalavra.com.br/; http://www.gramaticaonline.com.brPáginas: 523
Verbetes: 12.552
Organizadores/Coordenadores: Irene Nigro
Especialista: Irene Nigro
Data:
Verbetes
1- Absoluto
Definição textual: É absoluto tudo aquilo que, para existir ou ser verdadeiro, depende apenas de si e nada mais além de si. O absoluto remete assim para uma forma extrema de independência e de autossuficiência.
Explicação gramatical: Origem: De uso em Política desde 1830, vem do Latim ABSOLUTUS, particípio passado de ABSOLVERE, “libertar, separar”, de AB, “fora” e SOLVERE, “afrouxar”
Uso – Exemplos: Ele tem controle absoluto em todos os níveis de governo; Crer nele como a utopia do bem absoluto, o sol da luz e do amor; Tu és absoluto, único.
2- Acidente
Definição textual: O significado etimológico da palavra acidente relaciona-se com a ideia de um acontecimento anormal, de imprevisto e de fatalidade. Este significado vem do senso comum desde os primórdios da humanidade e refere-se aos eventos de natureza geral que se caracterizam pela impossibilidade de controle dos fatores causadores dos acidentes.
Explicação gramatical:
Origem: Do Latim ACCIDENS, particípio de ACCIDERE, “ocorrer, acontecer, cair sobre”, de AD-, “a”, mais CADERE, “cair”. O sentido mudou do inicial “evento, algo que acontece” para “algo que acontece por acaso” e depois para “acontecimento infortunado”.
Uso – Exemplos: Ele saiu ileso do acidente; O Brasil está de luto pelo acidente em Congonhas; Após perder as pernas em um acidente de carro João ministra palestras.
3- Categoria
Definição textual: Cada uma das classes em que se dividem as ideias ou os termos. Classe, grupo, série; boa posição social