Revolução
Do ponto de vista histórico, a palavra revolução pode apresentar dois significados. Pode significar, por exemplo, uma evolução de um sistema de produção, ou seja, uma transformação. Neste contexto, podemos citar a Revolução Industrial (século XVIII), quando ocorreu um avanço nos sistema de produção de mercadorias com a implantação das máquinas. Esta evolução acabou influenciando nas áreas sociais, econômicas e políticas da sociedade européia do período.
Num outro contexto pode significar uma mudança radical como, por exemplo, na Revolução Francesa. Neste fato histórico ocorreu uma mudança radical no sistema político, econômico e social da França no século XVIII.
Tipos
Há muitos diferentes tipologias de revoluções na ciência social e literatura. Por exemplo, erudito clássico Alexis de Tocqueville diferenciou[10] entre 1) revoluções políticas; 2) revoluções súbitas e violentas, que procuram não só para estabelecer um novo sistema político, mas para transformar uma sociedade inteira e; 3) lento, mas profundas transformações de toda a sociedade que toma várias gerações para trazer(ex: religião). Um dos vários diferentes tipologias marxistas dividem revoluções em pré-capitalista, burguês primitivo, burguês, democrático-burguesa, as revoluções proletárias primitivas, e socialistas[11] Charles Tilly, um moderno acadêmico fez a distinção[12] entre um golpe, uma disputa pela tomada do poder, uma guerra civil, uma revolta e uma revolução "grande" (revoluções que transformam estruturas econômicas e sociais, bem como instituições políticas, tais como a Revolução Francesa de 1789, Revolução Russa de 1917, ou Revolução Islâmica, do Irã).[13] Outros tipos de revolução, criados para outras tipologias, incluem a revolução social; revolução proletária ou revolução comunista inspirada pelas idéias do marxismo, que visa substituir o capitalismo com o comunismo); falhou ou revoluções abortadas (revoluções que não conseguem assegurar o poder depois de vitórias