Saúde
O enfermeiro ao atender um individuo hospitalizado em tratamento ambulatorial poderá aplicar o PE e quando o faz, está realizando a consulta de enfermagem.
A consulta de enfermagem consiste em uma atividade privativa do enfermeiro, que utiliza componentes do método científico e deve ser, obrigatoriamente, desenvolvida na assistência de enfermagem (REFERENCIA 3).
A consulta de enfermagem existe como sendo um recurso para a identificação dos problemas de saúde do cliente. Sua aplicação em profundidade permite a elaboração do plano de cuidados para a resolução dos problemas identificados. É um importante espaço para a atuação do profissional enfermeiro propiciando a autonomia deste para desempenhar sua função com embasamento teórico-científico-prático, de uma forma lógica, sistemática e racional. É a aplicabilidade do processo de enfermagem em nível ambulatorial.
A partir da consulta de enfermagem o enfermeiro possui instrumento perspicaz para a avaliação e decisão sobre os objetivos a serem atingidos juntamente com o cliente na busca da resolução dos problemas.
Possui características científicas e humanas, pois as ações são desenvolvidas de forma sensível e cuidadosa.
Considerando o respaldo legal da profissão de enfermagem, enfatiza-se as atribuições do enfermeiro, como a consulta de enfermagem, que consiste na relação de ajuda e aprendizagem entre indivíduos envolvidos, cliente e enfermeiro, na busca de soluções para problemas identificados que envolvam bem-estar (VANZIN E NERY, 2002).
ZAGONEL (2001, p. 42), afirma que:
A Consulta de Enfermagem tem como propósitos maximizar as interações do cliente com seu ambiente, atingir o máximo bem-estar deste, viabilizar estratégias de valorização de si e de auto-realização. É importante lembrar que a consulta de enfermagem atende aos objetivos do cliente. É um meio pelo qual o enfermeiro utiliza um método científico, com aplicação específica, atendendo a propósitos determinados.
A