saude
Planejamento e programação em saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Territorialização e Análise da Situação de Saúde: identificação, descrição, priorização e explicação de problemas de saúde. Formulação de políticas, planos, programas e projetos na área de saúde: enfoques, métodos e técnicas. Programação: enfoques, técnicas e instrumentos: programação pactuada integrada PPI e programação situacional. Gerenciamento da execução, acompanhamento e avaliação das ações e serviços de saúde
Distrito sanitário
Inicio na década de 80: Centrado na idéia de territorialização, estruturado em bases populacionais e voltado para a saúde e não somente para as doenças, contribuindo para difundir a idéia em vigilância em saúde.
Medicina geral comunitária
Porto Alegre a partir de 1993 inspirada por movimentos semelhantes em países desenvolvidos em que se adota a medicina familiar, supõe uma prática médica voltada para indivíduos, núcleos familiares e comunidades aos quais se pretende prestar uma atenção integral contínua e personalizada.
Clientela
A equipe trabalha coma definição do território de abrangência que significa a área sob sua responsabilidade.
Cada equipe é responsável por uma população compreendida entre 600 a 1000 famílias, ou 2400 a 4500 pessoas. Considerando a densidade populacional e acessibilidade aos serviços.
Ação programática em saúde
Surge o departamento de medicina preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Surgiu como programação da saúde na secretaria estadual de SP. Fundamentada no ideal de integração sanitária inspirado numa tecnologia de base epidemiológica e fundamentado na lógica da estruturação dos programas de saúde.
Médico de família
Implantado em Niterói- RJ em 1992 constituiu um modelo de influência Cubana. A equipe é composta de um médico generalista e um auxiliar de enfermagem, responsável por aproximadamente 250